TLAXCALA تلاكسكالا Τλαξκάλα Тлакскала la red internacional de traductores por la diversidad lingüística le réseau international des traducteurs pour la diversité linguistique the international network of translators for linguistic diversity الشبكة العالمية للمترجمين من اجل التنويع اللغوي das internationale Übersetzernetzwerk für sprachliche Vielfalt a rede internacional de tradutores pela diversidade linguística la rete internazionale di traduttori per la diversità linguistica la xarxa internacional dels traductors per a la diversitat lingüística översättarnas internationella nätverk för språklig mångfald شبکه بین المللی مترجمین خواهان حفظ تنوع گویش το διεθνής δίκτυο των μεταφραστών για τη γλωσσική ποικιλία международная сеть переводчиков языкового разнообразия Aẓeḍḍa n yemsuqqlen i lmend n uṭṭuqqet n yilsawen dilsel çeşitlilik için uluslararası çevirmen ağı

 03/03/2021 Tlaxcala, the international network of translators for linguistic diversity Tlaxcala's Manifesto  
English  
 EUROPE 
EUROPE / Rússia guarda a chave da soberania alemã
Date of publication at Tlaxcala: 21/02/2021
Original: Russia holds the key to German sovereignty

Rússia guarda a chave da soberania alemã

Pepe Escobar Пепе Эскобар پپه اِسکوبار

Translated by  Coletivo de tradutores Vila Mandinga

 

Semana passada traçamos os passos históricos e geopolíticos necessários para compreender Por que a Rússia enlouquece o Ocidente.

Depois, sexta-feira passada, pouco antes do início do Ano do Boi de Metal, veio a bomba, disparada com o aplomb característico, pelo ministro de Relações Exteriores da Rússia Sergey Lavrov.

Numa entrevista a Vladimir Solovyov, conhecido animador de programa de entrevistas,– transcrição integral (ao ing.) publicada pelo Ministério de Relações Exteriores da Rússia (legendada em espanhol, que se lê facilmente) – Lavrov disse que Moscou “deve estar preparada” para possível “rompimento com a União Europeia.”

Esse grave rompimento seria resultado direto de novas sanções aplicadas pela União Europeia, especialmente “sanções que criem riscos para a nossa economia, inclusive nas áreas mais sensíveis”. E na sequência, uma frase ao estilo de Sun Tzu: “Se queres paz, prepara-te para a guerra”.

Depois, o porta-voz do Kremlin Dmitri Peskov cuidou de explicar que Lavrov foi interpretado fora do contexto: a mídia, como se poderia prever, só se interessou em criar manchete “sensacionalista”.

É preciso examinar cuidadosamente, na íntegra, a resposta cheia de nuances de Lavrov, a uma pergunta sobre as agitadas relações entre União Europeia e Rússia:

“Acreditamos que estaríamos prontos para isso. Somos vizinhos. Falando coletivamente, eles são nosso maior parceiro de comércio e investimentos. Muitas empresas da União Europeia operam aqui; há centenas, até milhares, de joint ventures. Quando um negócio beneficia os dois lados, continuaremos. Estou certo de que nos tornamos plenamente autossuficientes na esfera da Defesa. Temos de alcançar a mesma posição na economia, para podermos agir como a situação exija, se virmos outra vez (já vimos acontecer mais de uma vez) que haja sanções impostas numa esfera que possa criar riscos para nossa economia, incluindo as áreas mais sensíveis, como no fornecimento de peças e componentes. Não queremos nos isolar do mundo, mas temos de estar preparados também para isso. Se queres paz, prepara-te para a guerra.”


Está bem claro que Lavrov não disse que a Rússia cortará unilateralmente relações com a UE. A bola está, de fato, no campo da União Europeia: Moscou disse, isso sim, que não exercerá uma opção de primeiro-ataque para romper relações com a autocracia de Bruxelas. E isso, por si só, também já seria muito diferente de romper relações com qualquer dos 27 estados-membros da União Europeia.

Leia mais





Courtesy of Bacurau
Source: https://asiatimes.com/2021/02/russia-holds-the-key-to-german-sovereignty/
Publication date of original article: 17/02/2021
URL of this page : http://www.tlaxcala-int.org/article.asp?reference=30886

 

Tags: Rússia-Alemania-EUARússia-EUA-UEropaGeostratégia
 

 
Print this page
Print this page
Send this page
Send this page


 All Tlaxcala pages are protected under Copyleft.