TLAXCALA تلاكسكالا Τλαξκάλα Тлакскала la red internacional de traductores por la diversidad lingüística le réseau international des traducteurs pour la diversité linguistique the international network of translators for linguistic diversity الشبكة العالمية للمترجمين من اجل التنويع اللغوي das internationale Übersetzernetzwerk für sprachliche Vielfalt a rede internacional de tradutores pela diversidade linguística la rete internazionale di traduttori per la diversità linguistica la xarxa internacional dels traductors per a la diversitat lingüística översättarnas internationella nätverk för språklig mångfald شبکه بین المللی مترجمین خواهان حفظ تنوع گویش το διεθνής δίκτυο των μεταφραστών για τη γλωσσική ποικιλία международная сеть переводчиков языкового разнообразия Aẓeḍḍa n yemsuqqlen i lmend n uṭṭuqqet n yilsawen dilsel çeşitlilik için uluslararası çevirmen ağı

 29/05/2020 Tlaxcala, the international network of translators for linguistic diversity Tlaxcala's Manifesto  
English  
 AFRICA 
AFRICA / 10 de maio, nascimento da Frente POLISARIO
Date of publication at Tlaxcala: 11/05/2020
Original: 10 de mayo, nacimiento del Frente POLISARIO
Translations available: English  Français 

10 de maio, nascimento da Frente POLISARIO

Emiliano Gómez

Translated by  Por un Sahara libre

 

A Frente POLISARIO é um movimento de libertação nacional, não é um partido politico e não é um governo. É o legitimo representante do povo saharaui até que este alcance a sua independência. É necessário recordar este facto devido à sua importância. A Frente POLISARIO faz hoje 47 anos de existência. O desgaste da luta armada, mas ainda mais, o de um Paz que não é paz para os Saharauis, é um enorme fardo que a Frente POLISARIO tem conseguido suportar e superar.

As tentativas várias de Marrocos de denegrir a imagem da Frente POLISARIO tem um grande objectivo: deixar de ter um interlocutor legitimo na arena internacional.

Marrocos tenta por em causa a legtimidade da representação da Frente POLISARIO tanto a nivel internacional como com interferências internas e apoio a “dissidentes” e “vendidos”. Uma técnica antiga, mais antiga que o império Romano.

A união do povo saharaui, e o facto da Frente POLISARIO com todos os problemas derivados de um conflicto de quase 50 anos, continuar a ter o apoio do seu povo é uma pedra do tamanho de uma montanha no sapato de Marrocos.

Antecedentes históricos e fundação da Frente POLISARIO

Umdraiga.com.- As mudanças socioeconômicas que ocorreram no Sahara espanhol durante os anos 60 do século passado, levaram ao surgimento do nacionalismo moderno saharaui, com base na consciência nacional e não no tribalismo; com base em argumentos políticos e não sentimentos religiosos.

Nos primeiros anos da década, os nacionalistas formaram diversos agrupamentos políticos, mas nenhum deles teve influência decisiva sobre a população. Somente em 1967, um intelectual, Mohamed Sidi Ibrahim “Bassiri”, conseguiu reunir em torno dele um punhado de partidários da independência e, no ano seguinte, fundou o Movimento para a Libertação do Sahara (MLS).

Em suma, esta organização clandestina já contava com centenas de militantes e começou a influenciar a população saharaui.

O MLS liderado por Bassiri promoveu a demanda pacífica pela independência e conquistou o apoio de vários setores da sociedade: trabalhadores, funcionários da administração colonial, estudantes, oficiais não comissionados e soldados saharauis enquadrados no exército colonial, etc.

A atividade nacionalista começou a se manifestar através de greves de trabalhadores, mobilizações estudantis para o ensino da língua árabe e através de vários atos de repúdio da administração espanhola. Muito em breve o serviço de inteligência colonial detectou a existência do movimento. Em 1969, o governador geral do Sahara decretou o toque de recolher em todo o território. Seguiram-se muitas detenções de militantes e apoiantes do MLS, alguns dos quais foram expulsos para países vizinhos.

Leia mais

http://tlaxcala-int.org/upload/gal_22166.jpg





Courtesy of Por un Sahara Libre
Source: https://porunsaharalibre.org/2020/05/10/10-de-mayo-nacimiento-del-frente-polisario-3/
Publication date of original article: 10/05/2020
URL of this page : http://www.tlaxcala-int.org/article.asp?reference=28910

 

Tags: Frente POLISARIOMovimento de libertação nacional saharauiSahara Ocidental ocupadoOcupação Marroquina
 

 
Print this page
Print this page
Send this page
Send this page


 All Tlaxcala pages are protected under Copyleft.